Claro, Ericsson e Niantic demonstram realidade aumentada em 5G Standalone

O jogo a ser demonstrado é o Urban Legends, no qual o jogador deve usar feitiços para combater monstros exibidos na tela do celular

A Claro, em parceria com a Ericsson e a Niantic, demonstrará nesta terça-feira, 31, às 16h, durante uma live transmitida dos estúdios da Live Store da operadora, a primeira aplicação de 5G Standalone (5GSA) em uma experiência real de gaming, com uso de Realidade Aumentada (RA) no país.

Para realizar a demonstração, a tele chamou os profissionais de League of Legends da INTZ e o influenciador Leo Bianchi, parceiros Claro Gaming, para jogar o Urban Legends, jogo eletrônico mobile colaborativo de RA da Niantic, desenvolvido exclusivamente para rodar na rede de quinta geração fornecida por Ericsson e Claro. Os convidados utilizarão o smartphone Samsung Galaxy S21 Ultra 5G, smartphone premium da Samsung, lançado em fevereiro.

A Niantic ficou conhecida no mundo ao desenvolver o Pokémon GO, um dos jogos eletrônicos mais populares da última década. Agora, com o Urban Legends, os jogadores podem lançar feitiços, traçar estratégias e conquistar objetivos. Criado para usar os benefícios do 5G, como latência mínima, velocidade e largura de banda altíssima, o game conecta o mundo inteiro na mesma narrativa, misturando fantasia e realidade.

A experiência é possível com as qualidades exclusivas da rede 5G, que na demonstração, será operada na frequência 3,5 Ghz, no modo Standalone, a partir de uma licença científica concedida pela Anatel, a mesma frequência que será usada após o leilão.

“Pela primeira vez, o cliente verá na prática como funciona a realidade aumentada em dispositivos móveis 5G no Brasil. A aplicação de usabilidade da tecnologia voltada para o universo gamer tem total aderência ao que já temos feito com Claro gaming e é mais um passo da Claro na implantação do 5G no país, caminho que já estamos traçando de forma consistente, desde as demonstrações anteriores, até a implantação da rede 5G DSS em 15 cidades”, afirma Márcio Carvalho, diretor de marketing da Claro.

“Mais do que uma tecnologia ultra avançada de conectividade móvel, o 5G é a plataforma de inovação mais importante dessa próxima década, que vai transformar toda a sociedade e abrir um mundo de novas possibilidades para todos”, explica Tiago Machado, Vice- Presidente de Negócios da Ericsson para a Claro Brasil.

O 5G reúne funcionalidades e características exclusivas que combinam a capacidade de trafegar grandes volumes de dados em velocidades de 10 a 100 vezes mais rápidas do que o 4G convencional, com baixíssima latência – tempo de resposta entre um comando e sua execução no ambiente conectado. No modo 5G Standalone, o tempo de resposta chega a menos de 5 milissegundos. Para exemplificar, um piscar de olhos dura cerca de 50 milissegundos, destacando como a nova tecnologia vai transformar a experiência digital.

Vale ressaltar que há dois modos de operação do 5G: o Non-Standalone (ou não autônomo) e o Standalone (autônomo). Ambos os modos são importantes e trabalham simultaneamente na rede 5G, dependendo da aplicação. A rede Standalone permite usar todos os recursos do 5G e, portanto, entrega 100% de performance.

FONTE: TeleSíntese
Mais uma vez, agradecemos aos autores originais desta publicação.