Chrome para Android adiciona ferramenta de captura de tela integrada e editor no menu Compartilhar

Há novidades no Chrome para Android e o nagador do Google adiciona uma ferramenta de captura de tela integrada, além de um editor no menu Compartilhar. Este é um processo em andamento desde o ano passado. O navegador móvel do Google introduziu um menu de compartilhamento personalizado para substituir o padrão do sistema. Assim, o Chrome para Android agora está adicionando uma ferramenta de captura de tela integrada.

Quando você compartilha no Chrome para Android – seja por meio do menu flutuante ou da barra de endereço, uma página inferior desliza para cima. Desde a versão 85 de agosto, o Google o reorganizou para que o nome da página, URL e favicon do site atual que você está visitando apareçam na parte superior. Em seguida, é seguido por um carrossel de aplicativos com “Mais” à direita abrindo o padrão do Android. A última linha abriga ações como Copiar link, Enviar para seus dispositivos, código QR e Imprimir.

Alguns usuários do Chrome 91 para Android agora estão vendo uma ferramenta de “Captura de tela”. Toda a sua tela, incluindo a omnibox, é capturada com a barra inferior com ferramentas para cortar, adicionar texto e desenhar. 

A IU de texto é bacana porque o campo atual apresenta atalhos de canto para cortar, expandir/inclinar (arrastando) e excluindo. Enquanto isso, rabiscar permite escolher entre 18 cores e seis tamanhos de traços. Desfazer e refazer está disponível por meio desta ferramenta.

Quando terminar, toque em “Avançar” no canto superior direito e você verá as opções para Compartilhar esta captura de tela, Salvar apenas no dispositivo ou Excluir. Essa opção do meio tratará como se você estivesse baixando um arquivo da web e aparecerá no gerenciador de Downloads embutido do Chrome.

Chrome para Android adiciona ferramenta de captura de tela integrada e editor no menu Compartilhar

Chrome para Android adiciona ferramenta de captura de tela integrada e editor no menu Compartilhar

A versão 91 do Chrome para Android foi lançada no início desta semana e a ferramenta Captura de tela no menu Compartilhar tem o selo “Novo”. Ele está ativo em vários dispositivos que verificamos, mas sua milhagem pode variar e a bandeira está abaixo:

chrome://flags/#chrome-share-screenshot

Embora esse recurso replique um pouco a ferramenta de marcação introduzida com o Android 11 e atualizada no Android 12, as pessoas vão apreciar a opção, pois a captura de tela é a forma como as pessoas salvam coisas que veem na web e nos aplicativos atualmente.

Firefox implementará a especificação de extensão Manifest V3 do Chrome

Manifest V3 é a especificação mais recente para a construção de extensões do Chrome. A atualização foi polêmica porque afetou os bloqueadores de anúncios, mas o Google manteve que a privacidade era a prioridade. A Mozilla anunciou ontem que daria suporte às extensões Manifest V3 no Firefox para “manter um alto grau de compatibilidade para suportar o desenvolvimento entre navegadores”.

Ao implementar o Manifest V3, a Mozilla “irá divergir da implementação do Chrome onde achamos que é importante e nossos valores apontam para uma solução diferente”. A mudança mais notável está relacionada à nova API declarativeNetRequest (DNR).

Ele substitui a API webRequest que, de acordo com o Google, fornece “acesso a dados potencialmente confidenciais do usuário”, mas é usada por bloqueadores de anúncios populares. A solução da Mozilla é continuar permitindo a abordagem anterior e adicionar suporte para a nova para que os desenvolvedores possam “escolher a abordagem que funciona melhor para eles e seus usuários”. A equipe do Chrome disse que oferece suporte a bloqueadores de anúncios na plataforma e fez alterações no Manifest V3 em resposta ao feedback.

Via 9to5Google

FONTE: Blog SempreUpdate
(Excelente website de notícias! Recomendo!)