Chrome 94 beta lançado com WebCodecs API e WebGPU Origin Trial

O Google promoveu o Chrome 94 ao status beta hoje com algumas mudanças interessantes. Assim, o novo Chrome 94 Beta lançado com WebCodecs API e WebGPU Origin Trial.

Em primeiro lugar, o Chrome 94 Beta marca a conclusão da API WebCodecs em seu teste de origem e, portanto, agora oficialmente disponível. WebCodecs é a API de codec de baixo nível em torno da codificação e decodificação de áudio e vídeo, juntamente com o tratamento de quadro de vídeo bruto e muito mais. O manuseio da API WebCodecs se destina a ser mais eficiente do que as implementações de codec JavaScript ou WebAssembly.

Enquanto isso, entrando na fase de teste original com o Chrome 94 está o WebGPU! O WebGPU está no Chrome 94 Beta com o objetivo de ser promovido no Chrome 99. O WebGPU é o sucessor do WebGL e é uma API gráfica muito mais moderna que também pode suportar computação GPU. WebGPU expõe recursos inline com Vulkan, Direct3D 12 e Metal.

Salvo indicação em contrário, as alterações descritas abaixo se aplicam ao lançamento mais recente do canal beta do Chrome para Android, Chrome OS, Linux, macOS e Windows. Saiba mais sobre os recursos listados aqui por meio dos links fornecidos ou da lista em ChromeStatus.com.

Chrome 94 beta lançado com WebCodecs API e WebGPU Origin Trial

Chrome 94 beta lançado com WebCodecs API e WebGPU Origin Trial

O Chrome 94 Beta também oferece suporte para um novo método “postTask” para sua API de agendamento, o gerenciamento de cores da tela deixou o estado de teste original e a API VirtualKeyboard também saiu do período de teste original. O Chrome 94 também está descontinuando o WebSQL para contextos de terceiros.

WebCodecs

APIs de mídia existentes (HTMLMediaElementmídia extensões Fonte , WebAudioMediaRecorder, e WebRTC) são de alto nível. Uma API de codec de baixo nível suportaria melhor os aplicativos emergentes, como streaming de jogo sensível à latência, efeitos do lado do cliente ou transcodificação e suporte a contêiner de mídia polyfillable, sem o aumento do custo de rede e CPU de implementações de codec JavaScript ou WebAssembly.

A API WebCodecs elimina essas deficiências, dando aos programadores uma maneira de usar componentes de mídia que já estão presentes no navegador. Especificamente:

Decodificadores de vídeo e áudioCodificadores de vídeo e áudioQuadros de vídeo brutosDecodificadores de imagem

Mais detalhes sobre todas as mudanças a serem encontradas no Chrome 94 Beta de hoje por meio do blog do Chromium. Mais informações sobre os recursos do Chrome 94 em sua forma atual podem ser encontradas em ChromeStatus.com.

FONTE: Blog SempreUpdate
(Meus agradecimentos a este website que proporciona sempre novidades!)