China bloqueia plataforma de linguagem de programação Scratch

China bloqueia plataforma de linguagem de programação ScratchA plataforma de ensino de linguagem de programação Scratch, criada pelo MIT,  sofreu processo de banimento na China. Este é mais um dos vários episódios de guerra entre chineses e norte-americanos. A linguagem de programação visual desenvolvida pelo MIT tem como foco o ensino de crianças. Sua interface, baseada em blocos coloridos que se juntam como um quebra-cabeça, esconde uma ferramenta muito mais poderosa do que parece. Assim, a China bloqueia o acesso ao Scratch por suposta propaganda contrária àquele país.
E talvez seja por isso um dos recursos favoritos de educadores de todo o mundo para ensinar crianças a programar.

China bloqueia o acesso à plataforma de ensino de programação infantil do MIT Scratch por causa de conteúdo anti-chinês

China bloqueia plataforma de linguagem de programação Scratch
 
 
Recentemente, as autoridades do gigante asiático teriam bloqueado o acesso ao site Scratch. Isso ocorreu em 14 de agosto, segundo um usuário da plataforma, ou em 20 de agosto, de acordo com a Greatfire.org, ONG que monitora a censura à Internet na China. Por enquanto, nada impede o uso da versão desktop.
Os dados do MIT indicaram que até 3 milhões de menores chineses usaram o Scratch para aprender programação. Ele é usado em livros didáticos oficiais do ensino fundamental e em várias competições de programação, de acordo com Anqi Zhou, diretor executivo da Dream Codes True.
Parece que o motivo da polêmica decisão das autoridades reside nos relatos de que Projects on Scratch (repositório de projetos desenvolvidos pelos usuários da plataforma) conteria “inúmeros conteúdos humilhantes e difamatórios sobre a China“.
Além disso, o programa considera os territórios de “Hong Kong”, “Macau” e “Taiwan” como ‘países’ independentes. Isto seria uma fronta às autoridades chinesas.
A imprensa chinesa já tem ecoado as críticas das autoridades e do setor educacional chinês ao Scratch pela divulgação desse tipo de conteúdo, mas não está claro se o bloqueio permanecerá ou é um mero alerta para o MIT mudar políticas a esse respeito.
Como instalar o Scratch 2.0 no Ubuntu e derivados

FONTE: Blog SempreUpdate
(Acesse o website do autor da publicação para mais detalhes)