Chile reestrutura sua Defesa Civil e radioamadores são homenageados em vídeo

Por Alisson, PR7GA



Baldo Prokurica, CE1JIU, é o atual Ministro da Defesa Nacional do Chile. Ao mesmo tempo, também é radioamador desde 1980. Recentemente, em um vídeo promocional do governo chileno para divulgar uma lei recentemente promulgada pelo governo para reestruturar a Rede de Emergências daquele país, a ONEMI, ele aparece juntamente com Dino Besomi, CE3PG,  presidente do Radio
Clube do Chile, e Angel
Toranzo, CE3NY
, diretor da Federação Chilena de Clubes de Radioamadores. 

1.jpg

2.jpg

3.jpg

No vídeo, os três conversam via rádio e Baldo Prokurica ressalta a importância dos radioamadores, os quais sempre estão prontos para para ajudar à sociedade sempre que necessário. Os outros dois participantes também dão seus depoimentos para corroborar a ideia.

No Chile, o trabalho dos radioamadores na área das comunicações durante emergências e situações de desastre é bem reconhecido e valorizado pelo Governo, já que naquele país ocorrências são frequentes, e ao mesmo tempo, o território é vasto.

Por conta disso, a preparação para emergências é algo naturalmente presente nas atividades radioamadorísticas que os chilenos costumam participar. Vários grupos participam periodicamente de exercícios e eventos simulados para assim estarem prontos sempre que forem chamados a atuar em situações reais, quando deles irá depender a primeira linha de comunicações.

No Twitter, o Ministro escreveu que “Os radioamadores são os primeiros a ajudar o Chile 🇨🇱 nas emergências, e por isso a Lei de Prevenção contra Desastres lhes designou um papel central nas comunicações. Uma saudação a toda esta comunidade🎙️📡 a qual pertenço, com orgulho, há 40 anos.”

Veja abaixo o vídeo:

Parabéns aos radioamadores chilenos por terem um colega ocupando tão importante cargo na administração pública e VIVA O RADIOAMADORISMO!



https://www.ce3aa.cl/baldo-prokurica-ministro-de-defensa-nacional-y-radioaficionado-desde-1980-informa-sobre-la-promulgacion-de-la-ley-que-reemplaza-a-la-actual-oficina-nacional-de-emergencia-onemi/ 
IARU R2 NEWS

Receba em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB
Ou siga o QTC da ECRA no Twitter: TWITTER.COM/QTCECRA

FONTE: Blog QTC da ECRA
Meu agradecimento pelas excelentes publicações!