Cai números de usuários do Linux

Cai números de usuários do LinuxQuando parecia que ia dar certo, e finalmente teríamos um crescimento no número de usuários do Linux, a mágica se desfez. De acordo com dados mais recentes de agosto da NetMarketShare cai o número de usuários do Linux, revertendo uma tendência observada há alguns meses.
Estatísticas descobertas para agosto de 2020 revelam que o uso de sistemas Linux para desktop (excluindo o Chrome OS, que é rastreado separadamente) caiu para 2,69 por cento, ante 3,57 por cento em julho:
Cai números de usuários do Linux
Uma queda de aproximadamente 0,8 por cento é minúscula no contexto de todos os usuários de computador desktop sendo rastreados. Ela se traduz em uma parcela considerável de todos os usuários Linux (aqueles rastreados por esta empresa, pelo menos).

Cai números de usuários do Linux. Por que isso aconteceu?

Uma explicação para o aumento (comparativamente grande) de usuários do Linux no primeiro semestre deste ano foi o fator “trabalhar em casa”. Isso sugere que mais e mais pessoas usaram Linux para o home office ou aulas on-line. Isso ocorreu durante o período mais forte de isolamento social provocado pela pandemia de coronavírus.  Assim, muitos deram adeus aos computadores com Windows e macOS no trabalho, e passaram a usar os dispositivos pessoais em casa.  Dá para concluir, portanto, que boa parte dessas pessoas tem um Linux instalado.
Então, a queda de agosto pode ser o efeito das pessoas voltando ao trabalho. Outro dado interessante é que o número de usuários do Windows também caiu. Disso, dá para concluir que as empresas usam mais o macOS.

Há controvérsias

Além disso, é importante saber que os dados estão sujeitos a questionamento. O rastreamento do NetMarketShare é baseado em um grupo comparativamente pequeno de sistemas e está em desacordo da tendência com as estatísticas de outras empresas de análise este ano.
Na verdade, aqui está um gráfico dos últimos oito meses, desta vez mostrando dados analíticos do StatCounter :

estatísticas gs.statcounterMarkethare do Linux janeiro – agosto 2020A StatCounter mostra um pequeno aumento no uso do Linux entre julho e agosto. Portanto, é preciso ter cautela na hora de fazer as medições. 

FONTE: Blog SempreUpdate
(Meus agradecimentos a este website que proporciona sempre novidades!)