Blender 2.93 LTS lançado com grandes mudanças

O programa de produção de imagens tridimensionais Blender acaba de lançar o novo Blender 2.93 LTS 3D como seu último grande marco da série Blender 2.x antes de passar para a próxima geração com o Blender 3.0. O programa é multiplataforma e está disponível para distribuições GNU/Linux, MacOS e Windows. O anúncio da nova versão é da Blender Foundation, responsável pelo programa de código aberto e multiplataforma. Já o Blender da série 3.0 não deve demorar e a promessa é que saia até o mês de agosto.

Blender é o pacote de criação 3D de código aberto e gratuito. Ele suporta a totalidade do pipeline 3D — modelagem, manipulação, animação, simulação, renderização, composição e rastreamento de movimento, edição de vídeo e pipeline de animação 2D.

O Blender 2.93 LTS marca o fim de uma série de mais de 20 anos em construção, abrindo caminho para a próxima geração de um pipeline de criação 3D de código aberto, diz o comunicado da página de download.

O editor do Geometry Nodes recebeu 22 novos nódulos para criar os modificadores mais flexíveis, a capacidade de criar círculos de malha, cones, cubos, cilindros, grades, esferas ico, esferas uv e linhas sem ter que sair do editor, uma nova maneira de inspecionar a geometria, suporte de pesquisa, bem como relatórios de erros. uma nova e mais rápida ferramenta de preenchimento, e muitas melhorias na renderização Eevee.

Além disso, o Blender 2.93 vem com melhorias significativas de desempenho, permitindo que você divida figuras complexas em vários objetos, gera automaticamente linhas grease pencil em torno de objetos, renova completamente o operador Interpolate para um fluxo de trabalho mais flexível com suporte para edição de vários quadros.

Blender 2.93 LTS lançado com grandes mudanças

Blender 2.93 LTS lançado com grandes mudanças

O Blender 2.93 é uma grande atualização que traz inúmeros novos recursos e melhorias, mas a maior mudança é o fato de ser um lançamento LTS (Suporte a Longo Prazo), que será suportado pelos próximos dois anos. Isso significa que você pode usá-lo para projetos de longo prazo.

Além de ser uma versão LTS, o Blender 2.93 apresenta um novo Editor de Planilhas que promete ajudá-lo a inspecionar sua malha, instâncias e nuvens de ponto. Ele também apresenta uma nova ferramenta fill, nova Profundidade da Fiel, e novo Eevee com volumetrics mais rápido, bem como suporte para luzes de área e sombras suaves.

Esta versão facilita a criação, expansão e ajuste de máscaras ou conjuntos faciais, adiciona suporte para visualização de padrões em movimento e suporte para criar máscaras automaticamente por partes soltas. Ele também melhora ciclos com suporte de dados persistente para manter seus arquivos durante re-renderizações e animações.

Enquanto isso, para fazer downloads do Blender 2.93 LTS e para saber mais sobre este novo lançamento brilhante, acesse o link em Blender.org.

FONTE: Blog SempreUpdate
Meu agradecimento pelas excelentes publicações!