Bem vindo ao mundo das ilhas: Conheça o diploma IOTA

Por Alisson, PR7GA

Dentre os muitos diplomas e certificados que os radioamadores podem conseguir ao redor do mundo, um tem se tornado bastante popular entre os apreciadores do DX: trata-se do diploma IOTA. 

Para conhecê-lo melhor, confira o texto do Luciano, PT7WA:                                         

O diploma IOTA (Islands On The Air) foi criado em 1964 pelo radioescuta inglês Geoff Watts, assumido em 1985 pela RSGB (Radio Society of Great Britain), e, recentemente por  IOTA-WORLD.ORG. Seu objetivo é incentivar o contato com ilhas ao redor do mundo.

Todas as ilhas do planeta foram identificadas,  catalogadas e reunidas em cerca de 1.200 grupos, com numeração separada para cada um dos sete continentes.  Com o passar do tempo, o diploma IOTA tem se tornado cada vez mais popular entre os DX-Men de todo o mundo.  

Essa separação foi feita da seguinte maneira:


O diploma inicial exige confirmações de 100 grupos de ilhas e prossegue de 100 em 100 até o IOTA-1.100.  Como se pode observar, não é muito difícil conseguir o número inicial, mesmo porque mais da metade dos países da lista do DXCC são ilhas.

O Diploma pode ser conseguido com a apresentação dos QSLs,  via Clublog ou LOTW, e também com a participação no Conteste Anual em julho. A conferencia dos cartões, se for o caso é feita por mim que sou o Checkpoint para as estações brasileiras.

73 de Luciano PT7WA  

Geoff Watts, fundador do IOTA

O famoso radioescuta britânico Geoff Watts foi o fundador e editor de longa data (1962-1982) do informativo The DX News Sheet. Em 1964 Geoff Watts criou o Diploma IOTA (Islands-On-The-Air). Mais tarde, em 1985, a gestão do IOTA foi assumida pela associação nacional dos radioamadores do Reino Unido, a RSGB. Já naquela época, o diploma era bastante conhecido e nos dias atuais sua popularidade cresce a cada ano entre os radioamadores de todo o mundo. Ele também publicou o Guia de Países DXCC e a Lista de Zonas, Países e Prefixos de Radio Amadores, ferramenta vital para os apreciadores do DX numa época onde não havia internet.

Geoff foi o primeiro SWL a receber confirmações de todas as 40 zonas CQ em 1958, o primeiro SWL britânico com 300 países confirmados e foi o número 1 no SWL DXCC Honor Roll por muitos anos.
Pelo seu inestimável trabalho como editor, inventando o Programa IOTA e muitos outros serviços para a comunidade DX, Geoff Watts foi eleito para o CQ DX Hall of Fame em 1977, sendo o único amador não licenciado a ser homenageado. Geoff Watts faleceu em 1994.



Fonte: https://f-10255.pagesperso-orange.fr/tool/Geoff%20Watts.pdf


Receba em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB
Ou siga o QTC da ECRA no Twitter: TWITTER.COM/QTCECRA

FONTE: Blog QTC da ECRA
Mais uma vez, agradecemos aos autores originais desta publicação.