Arch Linux lança primeira atualização do ano

Arch Linux lança primeira atualização do anoArch Linux lança primeira atualização do anoComo já era esperado, saiu a primeira edição deste ano da distribuição Arch Linux. Sendo assim, o Arch Linux 2021.01.01 chegou com uma grande novidade.
Distribuições que lançam uma nova versão a cada seis meses, ou até mais como no caso do Debian, geralmente vêm com uma lista mais longa de novos recursos do que lançamentos como Arch Linux. E é que os Rolling Releases estão adicionando as mudanças assim que estão prontas, e na realidade eles não lançam novas versões, mas novas imagens que incluem nova numeração e às vezes novo codinome, como Manjaro. Além disso, eles geralmente informam se há uma nova versão do kernel. Assim, esta nova ISO vem com o kernel Linux 5.10.

Arch Linux lança primeira atualização do ano. Destaques do Arch Linux 2021.01.01

Arch Linux lança primeira atualização do ano

Linux 5.10.3 LTS, com EXT4 e commits rápidos e mais desempenho na substituição nos modos DIO/DAX.
Suporte para a extensão de marcação de memória ARMv8.5.
Suporte para enclaves Amazon Nitro.
E suporte para o algoritmo de assinatura digital SM2 foi adicionado.
Sugestões de memória para outros processos.
Suporte AMD SEV-ES para criptografia de status de registro de convidado em convidados virtualizados.
Melhorias de desempenho para virtio-fs.
Suporte à arquitetura RISC-V para inicialização em sistemas EFI.
Todos os pacotes atualizados, incluindo novas versões de navegadores e outros softwares, bem como patches de segurança lançados em dezembro de 2020.

Se você já usa a distribuição, atualize

Os usuários existentes podem atualizar com o comando sudo pacman -Syu, embora provavelmente já tenham a maioria das atualizações instaladas. Portanto, caso ainda queira fazer uma nova instalação, que é o motivo das novas imagens, o movo Arch Linux 2021.01.01 está disponível neste link. Se este for o seu caso, não deixe de acompanhar nossos tutoriais de instalação da distribuição. Como você pode ver neste link, dá muito menos trabalho do que se pensa.
 

FONTE: Blog SempreUpdate
Meu agradecimento pelas excelentes publicações!