ARAF comemora 40 anos de fundação com ativação especial


Por Alisson, PR7GA

A ARAF – Associação de Radioamadores de Florianópolis, entidade sediada na capital catarinense e que congrega os radioamadores naquela cidade e além, estará comemorando no próximo dia 13 de julho de 2021 seu 40º aniversário de fundação. 

Para festejar a importante data, estarão promovendo entre os dias 05 a 11 de julho a ativação especial de sua estação oficial, PP5ARF, que estará sendo operada por diversos colegas cobrindo todas as bandas e modos, desde o HF até o UHF. Para participar, basta procurar PP5ARF no seu rádio e marcar o contato.

Fundada em 13 de julho de 1981, ela nasceu originalmente sub a denominação de “Grupo União Catarinense de Radioamadores” ou GUCRA, nome que foi mudado em 1988 para o atual ARAF.

A ARAF tem forte atuação desde sua fundação, destacando-se na instalação e manutenção de repetidores em VHF/UHF, os quais hoje formam uma rede que integra aquele estado brasileiro. Porém, como sempre ocorre com os pioneiros, enfrentaram grandes dificuldades técnicas e logísticas quando da implantação das primeiras estações, no início da década de 1980.
Na época, os 2 metros era campo ainda pouco explorado dentre as faixas de radioamador. Era a época dos famosos “phone patches”, dispositivos que conectavam o repetidor à linha telefônica, permitindo aos radioamadores associados à entidade realizarem chamadas telefônicas utilizando o rádio, antecipando em muitos anos a tecnologia que só na década seguinte chegaria oficialmente ao Brasil: os telefones celulares.
Segundo o seu site, 

A ARAF desempenhou seu papel junto à comunidade catarinense, cumprindo na íntegra sua principal finalidade: Congregar Radioamadores irmanados pelo ideal comum; facilitar as comunicações rápidas e urgentes para qualquer ponto, especialmente para localidades necessitadas ou isoladas em decorrência de calamidades públicas. Infelizmente, no cumprimento de sua missão, a ARAF participou de momentos de dor e de desespero de nossa gente, tais como: as enchentes e o furacão Catarina. A situação não é para se orgulhar, mas serve para ressaltar a importância desse trabalho silencioso e anônimo, que, sem dúvida, traz auxílio e um pouco de alívio àqueles podem contar com o apoio dos radioamadores. Atualmente, a ARAF possui quatro repetidoras, sendo uma de UHF e três de VHF, fazendo parte do LINK sul brasileiro, cobrindo grande parte do território catarinense, parte do Rio Grande do Sul e do Paraná. Fonte: https://www.araf.org.br/historico

A ECRA parabeniza a ARAF pelos seus 40 anos e faz votos que ela possa continuar propagando os ideais do radioamadorismo em toda a sua área de atuação. 


Viva o radioamadorismo!


Receba em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB
Ou siga o QTC da ECRA no Twitter: TWITTER.COM/QTCECRA

FONTE: Blog QTC da ECRA
Nossos sinceros agradecimentos aos autores da publicação!