Apple está trabalhando em GPUs de 5 nm

Apple está trabalhando em GPUs de 5 nmDe acordo com um relatório, a Apple pode estar se afastando das GPUs Radeon nos próximos anos em busca de auto-suficiência e eficiência total. Ao mesmo tempo, a Apple tem trabalhado arduamente para mover o Mac das CPUs x86 da Intel para silício customizado baseado em ARM.
O que eles não disseram é que também podem estar planejando fazer o mesmo com as GPUs (processadores gráficos), o que pode deixar a AMD sem um de seus maiores clientes.

Apple está trabalhando em GPUs de 5 nm

De acordo com um ex-engenheiro da Intel, a razão pela qual a Apple começou a trabalhar em CPUs customizadas foi para evitar os problemas de qualidade encontrados nas CPUs Skylake da Intel. Além disso, a empresa procurou desvincular sua programação de lançamentos da Intel, que tem sido irregular.
Apple está trabalhando em GPUs de 5 nmA Apple tem trabalhado arduamente para mover o Mac das CPUs x86 da Intel para silício customizado baseado em ARM.
Quanto às GPUs, a Apple costumava confiar na Nvidia e na AMD para suas soluções gráficas dedicadas, mas acabou optando pela AMD graças ao custo mais baixo e uma colaboração mais aberta para o desenvolvimento de drivers.
No entanto, de acordo com o relatório, a Apple pode estar pronta para lançar um Mac com uma GPU desenvolvida por conta própria em algum momento do segundo semestre de 2021.
A nova GPU (apelidada de Lifuka) será fabricada usando o processo de 5 nm da TSMC. Ela também oferece melhor desempenho por Watt quando comparado às soluções atuais da AMD.
Isso chega em um momento oportuno, quando a TSMC liberou uma grande parte de sua capacidade que havia sido previamente contratada pela Huawei. Assim, a Apple tem a oportunidade de usar essa capacidade extra para produzir suas GPUs.
Por fim, a publicação afirma que a Apple também pode reviver o MacBook 12; o MacBook 12 deve ser lançado ainda este ano com uma CPU baseada no chip A14 que irá alimentar o iPhone 12.
Fonte: Tech Spot
Apple é a empresa mais valiosa do mundo (US$ 2 trilhões)

Purism critica Apple por conselhos de segurança sobre webcam

Apple com ARM ameaça domínio da Microsoft e Intel

FONTE: Blog SempreUpdate
Aproveito a oportunidade para renovar meus protestos de respeito e consideração aos autores da publicação original.