Android 12 prepara a tradução automática de aplicativos para telefones Pixel

Um dos maiores obstáculos para ter um telefone Pixel do Google é que a empresa simplesmente não vende seus telefones em todos os países, como Samsung ou Apple. Por exemplo, o próximo Pixel 5a 5G do Google só está confirmado para lançamento nos Estados Unidos e Japão, até o momento. A importação tem sido o caminho para ter um Pixel em mão. O Google garante tradução de seus softtware em muitos idiomas, mas isso não acontece com aplicativos de terceiros, por exemplo. No entanto, o Android 12 prepara a tradução automática de aplicativos para os telefones Pixel.

Em abril, XDA relatou que o Google estava trabalhando em uma nova estrutura no Android 12 para traduzir a IU de um aplicativo para o idioma nativo do usuário. Após o lançamento do primeiro Android 12 Beta no Google I/O 2021, o Google atualizou seu relatório de diferenças de API com um novo pacote de tradução para o Android.

No entanto, essas novas APIs não são documentadas, ou seja, elas podem não ser implementadas. Em uma postagem do blog, o desenvolvedor CommonsWare corroborou com a interpretação do XDA deste novo recurso, que é definido para oferecer “traduções fornecidas pelo sistema de strings visíveis ao usuário”. Como ele aponta, esse recurso pode representar um desafio para os desenvolvedores se for obrigatório, mas sem dúvida tornará os aplicativos com suporte limitado a idiomas mais acessíveis aos usuários.

Tradução automática de aplicativos para telefones Pixel no Android 12

As traduções da IU do aplicativo não serão um recurso padrão do Android 12, pois o suporte dependerá de um “serviço de tradução” definido pelo sistema para estar presente. O desenvolvedor kdrag0n, no entanto, o Android 12 Beta 1 indica que os telefones Pixels terão o recurso.

android-12-prepara-a-traducao-automatica-de-aplicativos-para-telefones-pixelImagem: Reprodução | XDA-Developers

As versões atuais do aplicativo Serviços de Personalização de Dispositivos não têm realmente esse serviço, então não podemos realmente testar o novo recurso de tradução da IU do Android 12 em telefones Pixel. Assim que os Serviços de Personalização de Dispositivos forem atualizados, poderemos finalmente testar esse novo recurso. Como o Google definiu o valor deconfig_defaultTranslationServiceusando um Runtime Resource Overlay (RRO) chamado “PixelConfigOverlayCommon”, acreditamos que, por enquanto, esse recurso não se limitará a um telefone Pixel específico assim que for lançado. Se o Google pretendia limitar o acesso a um dispositivo Pixel específico, ele poderia ter definido o valor em um ou mais APKs PixelConfigOverlay incluídos para uma geração ou mais de dispositivos Pixel (por exemplo, PixelConfigOverlay2019 para Pixel 4 e posterior). Não saberemos com certeza até que o recurso seja lançado, no entanto, e é provável que isso não aconteça até o lançamento da série Pixel 6 no final deste outono.

Via: XDA-Developers

FONTE: Blog SempreUpdate
Nossos sinceros agradecimentos aos autores da publicação!