Android 12 DP3: Links verificados abrem diretamente em aplicativos

android-12-dp3-traz-melhor-suporte-de-camera-para-aplicativos-de-terceiros
Um recurso útil do Android é a capacidade de compartilhar conteúdo com qualquer aplicativo e abrir links com qualquer aplicativo compatível. Agora, no Android 12, o Google está tornando esse processo um pouco mais suave, adicionando “links verificados” que abrem diretamente em seus aplicativos designados em vez de mostrar uma caixa de diálogo de seleção.

Detalhado na postagem do blog do Google e ao vivo no Android 12 Developer Preview 3, “links verificados” são os URLs que o aplicativo diz especificamente que devem ser abertos no aplicativo. Nas versões anteriores do Android, esses são os links que permitem que um aplicativo apareça na caixa de diálogo “abrir com”. Agora, esses links serão abertos diretamente no aplicativo, sem perguntar a você.

android-12-dp3-links-verificados-abrem-diretamente-em-aplicativosImagem: Reprodução | 9to5Google

O Google explica que, no Android 12, a empresa fez algumas alterações para ajudar os usuários a acessar seu conteúdo de maneira mais rápida e contínua.

Primeiro, mudamos o tratamento padrão de links que não são verificados por meio de  Android App Links ou aprovados manualmente para links pelo usuário. Agora o SO irá abri-los diretamente no navegador padrão, em vez de mostrar uma caixa de diálogo de seleção. Para tornar mais fácil para os usuários aprovarem seu aplicativo para links, adicionamos um novo Intent  que os leva para “Abrir por padrão” em Configurações. Se quiser garantir que apenas o seu aplicativo possa lidar com links de seu domínio, você pode usar os links de aplicativos. Adicionamos novos  adb comandos para ajudá-lo a configurar e testar seus links.

Na prática, você verá apenas duas mudanças. Primeiro, os links serão abertos diretamente no aplicativo associado desde o início, em vez de mostrar a caixa de diálogo “abrir com”. A única vez em que você verá essa caixa de diálogo é se um link puder ser aberto em um aplicativo em seu dispositivo, mas não fizer parte da lista de “links verificados”, algo que será relativamente raro.

Em segundo lugar, você precisará alterar as configurações de um aplicativo para desativar a abertura automática se precisar fazer isso. No entanto, acreditamos que você talvez não vá querer fazer isso.

A mudança pode ter um grande impacto em alguns fluxos de trabalho, mas no geral deve resultar em uma experiência geral simplificada. Teremos que esperar e ver como funciona quando o Android 12 for totalmente lançado.

A terceira versão Developer Preview do Android 12, trouxe mais novidades e te deixaremos por dentro de tudo. A versão beta do Android 12 deve seguir o cronograma e chegar no mês que vem. Ansioso por isso?

Via: 9to5Google

FONTE: Blog SempreUpdate
Meu agradecimento pelas excelentes publicações!