Anatel propõe requisitos técnicos de redes passivas

Anatel abre consulta pública sobre redes passivas/Crédito: Divulgação
Anatel abre consulta pública sobre redes passivas/Crédito: Divulgação

A Anatel abriu, nesta terça-feira, 11, a consulta pública da proposta de requisitos técnicos para avaliação da conformidade de equipamentos de Terminação de Rede Óptica (Optical Network Terminal – ONT), Terminação de Linha Óptica (Optical Line Terminal – OLT) e Unidade de Rede Óptica (Optical Network Unit – ONU) para redes de fibras ópticas com padrões de rede óptica passiva GPON, XGPON e XGSPON. As contribuições poderão ser feitas até o dia 11 de março.

A agência esclarece que, por se tratar de ato de requisito técnico que define procedimentos laboratoriais para avaliação técnica de equipamentos, a realização da consulta pública não necessita ser precedida por Análise de Impacto Regulatório.

Fonte: Anatel
Fonte: Anatel

 

Ainda segundo a Anatel, o sistema de redes passivas em análise deverá transportar voz, dados e vídeo (triple play) sobre uma ou duas fibras e suportar, entre outros, os serviços de voz e vídeo sobre IP, E1, POTS, vídeo RF, Ethernet, ATM e TDM, sendo que não necessariamente todos.

Os requisitos técnicos vigentes para avaliação da tecnologia GPON na agência não possuem ato específico publicado, estando atualmente publicados nas Listas de Requisitos Técnicos de Categorias I e III, assim aproveitou-se a atualização dos requisitos para proposição de uma Minuta de Ato que contempla a transcrição dos requisitos GPON vigentes e agrega os novos requisitos para avaliação das tecnologias XGPON e XGSPON nos equipamentos ONT, OLT e ONU.

FONTE: TeleSíntese
Aproveito a oportunidade para renovar meus protestos de respeito e consideração aos autores da publicação original.