AMD lança processadores Ryzen Threadripper PRO

AMD lança processadores Ryzen Threadripper PROA AMD anunciou que está lançando os novos processadores Ryzen Threadripper PRO 3990WX, 3975WX, 3955WX e 3945WX. Eles foram desenvolvidos para estações de trabalho profissionais de OEMs a integradores de sistemas. Assim, a nova linha de processadores Threadripper PRO promete desempenho incomparável e poderosas tecnologias de nível empresarial para as mais exigentes atividades de criação, virtualização, ciência de dados e design complexos.
Além disso, a AMD e a Lenovo também anunciam o ThinkStation P620, a primeira estação de trabalho PRO de 64 núcleos do mundo. O ThinkStation P620, construído exclusivamente nos processadores Ryzen Threadripper PRO, oferece uma CPU única flexível e uma força de estação de trabalho sem precedentes, que estará disponível ainda este ano.
Com base na bem-sucedida série Ryzen Threadripper 3000 do ano passado e na Ryzen Threadripper 3990X lançada em fevereiro, a AMD está anunciando os processadores Ryzen Threadripper PRO baseados em Zen 2, voltados para o uso de estações de trabalho.
AMD lança processadores Ryzen Threadripper PRO

AMD lança processadores Ryzen Threadripper PRO

Esses novos processadores Ryzen Threadripper PRO são semelhantes aos da série Ryzen Threadripper 3000. Porém, esta série é mais voltada a estações de trabalho profissionais com as soluções de segurança e gerenciamento de negócios “AMD PRO”.
Assim como o Threadripper 3990X, a linha Threadripper PRO é superior em segmentos de 64 núcleos/128 com o AMD Ryzen Threadripper PRO 3995WX. Se o desempenho em alta frequência for mais importante, a linha também se estende a uma parte de 12 núcleos e 4,0 GHz (Frequência base de 4,0 GHz, aumento de 4,3 GHz) com o Threadripper PRO 3945WX. Há também o Threadripper PRO 3955WX como uma parte de 16c/32t 3.9/4.3GHz e o processador Threadripper PRO 3975WX 32c/64t 3.5/4.2GHz também.

Outro benefício da série Threadripper PRO e mais alinhada com as partes EPYC são essas novas CPUs PRO com 8 canais de memória DDR4-3200 em vez de um canal quádruplo com os processadores Threadripper não existentes da PRO. As CPUs Threadripper PRO ainda possuem 128 faixas do PCI Express 4.0.
Porém, diferentemente do EPYC, os processadores Ryzen Threadripper PRO permanecem disponíveis apenas em configurações de soquete único. Todos esses processadores Threadripper PRO possuem um TDP de 280 watts e suportam até 2 TB de memória ECC UDIMM/RDIMM/LRDIMM.

Competição com Intel

A série Ryzen Threadripper PRO tem como principal objetivo competir com a linha Intel Xeon W. No entanto, a linha Threadripper PRO 3995WX de ponta, ela pode ser comparada com os principais processadores duplos X AP Platinum 8280 da Intel, que não são muito importantes. Mesmo assim, o Threadripper 3990X é capaz de superar o Xeon Platinum 8280 em uma configuração de soquete duplo com a maioria das atividades. Com suporte para oito canais em vez de quatro no 3990X, a batalha de desempenho deve ser ainda mais acirrada contra as partes do Cascade Lake.

Nos briefings da imprensa, a AMD falou sobre o desempenho do Threadipper PRO em várias atividades do Windows. Infelizmente, nenhum número em relação ao Linux foi fornecido. Portanto, infelizmente, não há testes do Linux para compartilhar neste estágio.

Os processadores Threadripper PRO começarão a aparecer em estações de trabalho nas máquinas feitas pela Lenovo. Mais precisamente, com o novo ThinkStation P620 como parceiro de lançamento desses novos processadores de estação de trabalho posicionados agora entre Threadripper e EPYC.
Pelo menos inicialmente, os processadores Threadripper PRO aparecerão nas estações de trabalho sem planos imediatos para oferecer essas CPUs individualmente. Os processadores Threadripper PRO também não são compatíveis com as placas-mãe TRX40 existentes, mas utilizam um novo soquete WRX80.
AMD lança processadores Ryzen Threadripper PRO

FONTE: Blog SempreUpdate
Meu agradecimento pelas excelentes publicações!