AMD lança driver Linux do software Radeon com suporte Vulkan Ray-Tracing

AMD lança driver Linux do software Radeon com suporte Vulkan Ray-Tracing
As placas de vídeo AMD Radeon no Linux podem finalmente aproveitar o rastreamento de raios Vulkan! A AMD publicou uma nova versão de driver do software Radeon para Linux que permite que as extensões de rastreamento de raios Vulkan sejam usadas com placas de vídeo da série RDNA2 e também Radeon RX 6000.

Desde novembro do ano passado, as extensões de rastreamento de raio Vulkan foram desenvolvidas. Entretanto, devido ao tempo não coincidir com o software Radeon anterior para lançamentos de driver Linux e, então, alguns problemas de última hora acabaram impedindo o suporte do driver Linux. O driver do software AMD Radeon para Linux oferece suporte ao rastreamento de raios Vulkan. Contudo, agora, com a atualização do driver do Linux, essas extensões estão habilitadas.

AMD lança driver Linux do software Radeon com suporte Vulkan Ray-Tracing

AMD lança driver Linux do software Radeon com suporte Vulkan Ray-Tracing

Sim, as placas de vídeo da série Radeon RX 6000 são um requisito difícil para o uso do suporte de rastreamento de raios Vulkan. E, neste momento, o suporte de ray-tracing está limitado aos componentes do driver AMDGPU-PRO. Portanto, em breve, a AMD irá pelo menos trabalhar na publicação do suporte de ray-tracing para o driver AMDVLK Vulkan de código aberto. No entanto, até agora não há a confirmação de quando planejam habilitar o suporte AMDVLK para Vulkan RT. 

Enquanto isso, o driver RADV Vulkan do Mesa está trabalhando separadamente no rastreamento de raios Vulkan, mas provavelmente levará algum tempo antes que tudo esteja pronto.

Resumindo a história com o driver de pacote de software Radeon (AMDGPU-PRO), existe o rastreamento de raios Vulkan para uso com as mais recentes GPUs da série Radeon RX 6000. Tenho benchmarks em andamento contra a NVIDIA e provavelmente terei alguns dados iniciais para publicar mais tarde hoje, olhando para o desempenho de rastreamento de raios Radeon Vulkan no Linux em relação ao hardware NVIDIA GeForce RTX 20/30.

O suporte a rastreio de raios Vulkan é a principal adição com a atualização do driver de hoje, juntamente com o suporte oficial do Ubuntu 20.04.2 LTS. O driver do software Radeon para o sistema operacional Ubuntu Linux 21.10 está disponível em AMD.com .

AMD propondo um novo design para o funcionamento dos drivers de GPU do Linux

O conhecido desenvolvedor de drivers gráficos AMD Linux de código aberto, Marek Olšák, publicou uma proposta inicial esta semana como “um redesenho de como os drivers gráficos Linux funcionam”.

Esse redesenho, que pode coexistir com segurança com o comportamento do driver atual, é sobre o uso de ‘fences’ explícitas em todos os lugares e uma nova abordagem de gerenciamento de memória que não faz uso de cercas de objeto de buffer (BO).

Portanto, embora os atuais drivers gráficos de código aberto do Linux tenham um bom desempenho e sejam geralmente competitivos com o Windows, há um desejo de fazer melhor. Com a abordagem mais simples proposta de Marek, ele espera, em última análise, uma latência mais baixa e um melhor desempenho com a remoção de barreiras por objeto de buffer. A proposta também apresenta mudanças em torno do tratamento de cota de uso de vRAM por processo e muito mais.

De acordo com o plano, a sincronização implícita seria descontinuada com o tempo e poderia ser feita como parte do novo hardware trazido no driver, onde só seria implementado com o design explícito de cercas em todos os lugares.

Os interessados ??em todos os detalhes técnicos da proposta de Marek podem encontrá-la na lista de mala direta.

Via Phoronix

FONTE: Blog SempreUpdate
(Excelente website de notícias! Recomendo!)