AlmaLinux OS 8.4 lançado junto com versão Beta para ARM

Uma das promessas para substituir o CentOS 8 descontinuado acaba de chegar cheio de recursos. O projeto AlmaLinux lançou a distribuição AlmaLinux OS 8.4 como um substituto imediato e pronto para produção para a série de sistema operacional CentOS Linux 8. Por outro lado, o novo AlmaLinux OS 8.4 foi lançado com suporte ao Secure Boot, além de uma versão Beta para dispositivos ARM.

A AlmaLinux OS Foundation tem o orgulho de anunciar o AlmaLinux OS 8.4 Beta para ARM. Sabemos que você deve estar super animado, e nós também, mas precisamos lembrar a todos que este é um lançamento BETA e não deve ser usado para instalações de produção. Pegue-o, teste-o, envie seus relatórios de bug e junte-se à comunidade para falar sobre isso, informa o blog desta distribuição Linux.

Os dois novos projetos estão espalhados pelo mundo em mais de 100 espelhos. No caso da versão ARM, o projeto contou com alguns apoios importantes, como a própria ARM, além da AWS, Open Source Lab, e Equinix Metal.

AlmaLinux OS 8.4 lançado junto com versão Beta para ARMPatrocinadores do projeto

A distribuição Linux deriva das fontes disponíveis gratuitamente do recém-lançado sistema operacional Red Hat Enterprise Linux 8.4. Assim, o AlmaLinux OS 8.4 possui todos seus novos recursos e melhorias, como suporte para a família de GPUs Intel “Tiger Lake” como Intel UHD e Intel Gráficos Xe, duas novas funções de sistema, bem como recursos de computação de ponta aprimorados.

Além disso, a versão AlmaLinux OS 8.4 está aqui para apresentar suporte completo para o padrão de segurança Secure Boot. Isso significa que agora você pode instalar com segurança a distribuição em um computador com Secure Boot habilitado.

AlmaLinux OS 8.4 lançado com suporte a inicialização totalmente segura

Por outro lado, esta versão apresenta suporte para perfis de segurança OpenSCAP, que o projeto AlmaLinux disse que estão prontos para produção, bem como um repositório chamado “devel” que contém pacotes extras destinados apenas a desenvolvedores e não recomendados para uso em um ambiente de produção.

Novos fluxos de módulo também estão presentes na nova versão do AlmaLinux OS, incluindo Python 3.9, SWIG 4.0, Subversion 1.14, Redis 6, PostgreSQL 13 e MariaDB 10.5, e vários conjuntos de ferramentas do compilador foram atualizados para novas versões, incluindo GCC 10, LLVM 11.0. 0, Rust 1.49.0 e Go 1.15.7.

Do mesmo modo, este lançamento do AlmaLinux OS vem com o repositório “PowerTools” desabilitado por padrão em uma tentativa de igualar a distribuição do Red Hat Enterprise Linux upstream. O repositório foi movido para um arquivo separado chamado almalinux-powertools.repo para aqueles que desejam ou precisam usá-lo.

Você pode baixar AlmaLinux OS 8.4 agora mesmo do site oficial, onde você encontrará muitos mirrors de todo o mundo. Esta versão pode ser usada com segurança em um ambiente de produção como um servidor Linux para qualquer tipo de aplicativo. Para mais detalhes, você pode verificar a página de anúncio de lançamento.

FONTE: Blog SempreUpdate
Meu agradecimento pelas excelentes publicações!