Acessos móveis via redes virtuais crescem 34%

O número de acessos móveis por meio de rede virtual (MVNO) cresceu 34% apenas entre as empresas que usam a rede da TIM, chegando a 1,6 milhão em outubro, conforme levantamento da consultoria Teleco. A participação de provedores regionais que estão adotando esse tipo de serviço por meio de agregadores só aumenta.

Em 2020, a Americanet anunciou o fechamento de contratos para ser a agregadora (enable ou MVNE) das seguintes MVNOs: Veek, Voa Telecom, Use Telecom, Starnet Telecomunicações e TIP Telecom. A Unifique e a MHNET se associaram para atuar como MVNO (Fique Móvel) na região Sul do país em setembro.

De acordo com os números da Anatel, A Vivo fornece rede para três licenciadas e três autorizadas. A TIM atende a três integradora e a Algar, uma. A Claro tem contrato com uma autorizada e outra credenciada. Ao todo, são 21 MVNOS, algumas delas voltadas para comunicação máquina a máquina (M2M).

A integradora Surf Telecom detém o maior número de MVNO, com 11 credenciadas, inclusive a dos Correios, Veek, Magazine Luiza, Algar Telecom e CenturyLink.

FONTE: TeleSíntese
Agradecimentos aos autores originais desta publicação! Até a próxima!