A Microsoft sugere troca de senhas por impressão digital e Face ID

a-microsoft-sugere-troca-de-senhas-por-impressao-digital-e-face-idA tecnologia tem facilitado muito a vida de todas as pessoas. Hoje é muito fácil ter acesso a quase tudo. No entanto, sempre irão te pedir credenciais e, as famosas senhas entram em cena. Mas, a Microsoft quer que você faça a troca das senhas por impressão digital e Face ID. E aí, topa?
 a-microsoft-sugere-troca-de-senhas-por-impressao-digital-e-face-id

Imagem: ITI

Declarações sobre o uso da Biometria

Recentemente a Microsoft disse a um blog de segurança, que 2021, logins sem senha devem ser o padrão. A declaração da empresa vai de encontro a um lançamento para o próximo ano, o Windows Hello, uma ferramenta de varredura biométrica que permite que você faça login no Windows 10 com sua impressão digital.
No entanto, as declarações de que os logins sem senha seriam um novo padrão parece não ter caído muito bem para alguns especialistas em segurança. Por exemplo, Phil Leslie, fundador da empresa de segurança cibernética Havoc Shield, disse em uma entrevista por e-mail que o uso de biometria conforme descrito nos planos da Microsoft é promissor, mas que deve-se ter cautela. Disse ainda que especialistas já provaram que o Face ID da Apple pode ser enganado, por exemplo. Sugerindo que pode ser que se consiga driblar a biometria.
O especialista disse que até usaria a abordagem biométrica da Microsoft com senhas para um aplicativo da web gratuito sem nenhuma informação de pagamento, mas ainda não para sua conta bancária.

Impressão digital: o futuro sem senhas?

a-microsoft-sugere-troca-de-senhas-por-impressao-digital-e-face-idImagem: Immi Canada
Em vez de senhas, a Microsoft acredita que os usuários seriam mais bem atendidos com o uso de dispositivos de segurança biométrica. Dispositivos como aqueles que escaneiam impressões digitais ou o formato de seu rosto. O software Windows Hello da própria Microsoft oferece essa opção.
Inclusive, para passar a imagem de que não usar senhas é melhor, Alex Simons, vice-presidente corporativo de gerenciamento do programa de identidade da Microsoft, aponta no blog que o cibercrime custa à economia global US $ 2,9 milhões a cada minuto, com cerca de 80% dos ataques direcionados a senhas.

No entanto, embora soluções sem senha possam ser mais convenientes, elas não aumentam a segurança. Dispositivos móveis, principalmente smartphones, são frequentemente o dispositivo de autenticação usado como parte da infraestrutura sem senha.
Os usuários precisam ter certeza de que o dispositivo está livre de malware antes de permitir o acesso, disse Hank Schless, gerente sênior de soluções de segurança da empresa de segurança cibernética Lookout, em uma entrevista por e-mail. Mesmo que o uso de senha sem senha seja amplamente implementado, não é a solução mágica para resolver todos os problemas de segurança de login do usuário, disse Schless.
As senhas podem até não ser uma solução legal, prática, mas são uma tecnologia testada e confiável. Então, apesar da evolução da tecnologia e dos métodos mais práticos para o acesso, as senhas ainda serão bem aceitas por um bom tempo.
Com informações de: Lifewire

FONTE: Blog SempreUpdate
(Excelente website de notícias! Recomendo!)