25 de setembro: Dia Nacional do Rádio

Por Alisson, PR7GA



O dia 25 de setembro marca oficialmente no Brasil o Dia Nacional do Rádio. A data lembra o nascimento de Roquette Pinto, considerado o “Pai do Rádio Brasileiro”. Ele nasceu em 25 de setembro de 1884, no Rio de Janeiro. Foi educador, antropólogo, médico e escritor brasileiro, além de ter atuado pessoalmente na fundação de inúmeras estações de radiodifusão, incluindo a primeira rádio do país, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, fundada em 1922, atual Rádio MEC.
A primeira transmissão radiofônica no Brasil aconteceu no dia 7 setembro de 1922,  na comemoração do centenário da independência brasileira. Na ocasião, uma estação de rádio foi instalada por Roquette Pinto no Corcovado, no Rio de Janeiro, para a veiculação de músicas e do discurso do então presidente Epitácio Pessoa, paraibano ilustre

Para nós, radioamadores, a data é igualmente significativa, já que Roquette Pinto, além de radialista, também era radioamador, cujo indicativo, em 1937 era SB1AG. O registro está em uma lista de estações compilada por outro radioamador, SB1AW, Vasco Abreu, publicada em junho de 1927. Roquette Pinto também foi sócio honorário da LABRE.

Receba em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB
Ou siga o QTC da ECRA no Twitter: TWITTER.COM/QTCECRA

FONTE: Blog QTC da ECRA
Nossos sinceros agradecimentos aos autores da publicação!