10 recursos importantes que estão no Fedora 34

10 recursos importantes que estão no Fedora 34
Se tudo correr bem, amanhã teremos a estreia do esperado Fedora 34. Esta será uma das maiores atualizações de todos os tempos para esta distribuição. O sistema é famoso por estar sempre na vanguarda na adoção de novos pacotes de tecnologia. Assim, nesta postagem, destacamos 10 recursos importantes que estão no Fedora 34.

1. Kernel Linux 5.11

O Fedora 34 apresenta o Linux 5.11. Esta versão do Kernel oferece suporte para novos processadores, placas gráficas, dispositivos de armazenamento e muitas novas atualizações de desempenho. Para resumir, suporte AMD Zen1/Zen2/Zen3 PowerCap RAPL (Runtime Average Power Limiting), driver AMD SFH (Sensor Fusion Hub) e suporte de driver AMD SoC PMC (controlador de gerenciamento de energia do sistema no chip) são adicionados, entre outras coisas. Você também obtém suporte inicial para dispositivos AMD Van Gogh APU e Green Sardine APU.

Além disso, melhorias usuais de BTRFS e suporte a USB4 são vistas neste Kernel.

2. GNOME 40 (área da estação de trabalho padrão)

10 recursos importantes que estão no Fedora 34

Talvez o destaque mais importante do Fedora 34 seja o ambiente de área de trabalho GNOME 40 renovado. Área de trabalho GNOME 40 completamente redesenhada de seu antecessor GNOME 3.38. Com o GNOME 40, você obtém um espaço de trabalho intuitivo, suporte a gestos de toque e muitas novas mudanças produtivas.

Rótulos de ícones multilinha no GNOME Shell GridA grade do aplicativo rola horizontalmenteRecurso de pesquisa no aplicativo de extensões nativasA navegação do espaço de trabalho agora é horizontal e mais produtivaClassificação de conexões WifiCalendário GNOME – mudanças de horário de lembrete

O Fedora 34 é a primeira distribuição Linux (sem ser rolling release) a apresentar o GNOME 40 no momento.

3. Compressão Zstd

No último lançamento do Fedora 33, btrfs já é feito como um sistema de arquivos padrão ao instalar um novo sistema. Nesta versão, a compactação zstd é feita como padrão ao usar o btrfs. Isso permite um desempenho de leitura e gravação mais rápido, enquanto economiza espaço em disco significativamente.

4. Pipewire como daemon de som padrão

Hoje, todo o áudio em seu desktop Linux é controlado pelo legado PulseAudio. O Fedora 34 agora roteia todo o áudio do PulseAudio e JACK para o daemon Pipewire. Isso significa que o pacote PulseAudio e o daemon não estão mais lá. O daemon PipeWire fornece gerenciamento de áudio de alto desempenho mais flexível no Linux, melhor do que o PulseAudio.

5. Systemd-oomd como padrão

O Fedora 34 habilita o daemon systemd-oomd por padrão para todas as variantes. Anteriormente, ele era habilitado apenas para alguns. Este daemon fornece melhor tratamento de recursos de processos durante situações de falta de memória (OOM). A ideia do OOM é se recuperar de situações de falta de memória antes de um sistema travado. O daemon continua atribuindo pontuações aos processos com base em determinados critérios. Por exemplo, se a RAM do seu sistema ficar abaixo de 4% livre e trocar abaixo de 10% livre, o SIGTERM é emitido para os processos com o maior oom_score.

6. Novo gerenciador de janela i3 tiling

Pela primeira vez, o Fedora 34 oferece uma nova versão do Tiling Window Manager – i3. Este é um grande passo na direção certa, onde você obtém um tipo de gerenciador de janelas Tiling pronto para usar, disponível com a distribuição principal do Linux. Hoje, se você quiser aproveitar o gerenciador de janelas tiling, deve instalá-lo manualmente via dnf e depois configurar várias opções, como servidor de exibição, etc. Com isso, você se prepara para usar o Fedora spin. Isso definitivamente aumenta a base de usuários do gerenciador de janelas Tiling com o Fedora.VEJA TAMBÉM:   Fedora 34 Beta lançado. Baixe e teste agora.

7. Atualizações de pacote e conjunto de ferramentas

Todo o conjunto de ferramentas do Fedora 34 e outros pacotes atualizados para seus últimos lançamentos. Aqui está um resumo rápido dos pacotes importantes no Fedora 34:

Binutils 2,35Gcc 11binutils 2,35glibc 2.33.Golang 1.16IBus 1.5.24LLVM 12OpenSSL3.0Ruby 3.0BIND 9,16MariaDB 10.5Ruby on Rails 6.1

8. KDE Plasma 5.21 Desktop (como Fedora Spin)

A versão KDE Plasma do Fedora 34 apresenta o KDE Plasma 5.21 mais recente. O KDE Plasma 5.21 traz uma lista enorme de mudanças. As mudanças importantes incluem um novo inicializador de aplicativos com uma visualização de dois painéis, tema padrão atualizado, novo tema crepúsculo Breeze, que oferece combinações de tema escuro + claro. Outras mudanças incluem um novo aplicativo chamado Monitor de Sistema de Plasma, a melhoria necessária no KWin e mais suporte para o Wayland. 

9. Wayland e atualizações ARM para KDE Plasma

A imagem do instalador KDE Plasma agora está disponível para dispositivos AARCH64 ARM. Isso já está disponível anteriormente para Xfce e imagens de servidor. Agora, com isso, os entusiastas do ARM podem instalar o Fedora KDE Plasma flavour com o Fedora também.

O Fedora está padronizando o servidor de exibição Wayland com a área de trabalho KDE Plasma nesta versão. O servidor de exibição do Wayland está praticamente estável e muito trabalho foi feito no ano passado pela equipe do Plasma no Wayland. Isso nos leva a um ponto onde podemos ver o Wayland padrão no Plasma. É importante notar aqui que recentemente o Ubuntu também decidiu padronizar o Wayland no desktop GNOME com o lançamento do Ubuntu 21.04 Hirsute Hippo.

10. Desktops adicionais

O desktop Xfce 4.16 mais recente está disponível com o Fedora 34. O Xfce 4.16 traz muitos novos recursos, como GTK2 foi completamente abandonado em favor do GTK3, a caixa de diálogo Configurações usa CSD, novo conjunto de ícones, escala fracionária, etc. após anos de desenvolvimento. E você pode aproveitar as vantagens dessa distribuição leve do Linux com seus recursos. 

Via Debugpoint

FONTE: Blog SempreUpdate
Aproveito a oportunidade para renovar meus protestos de respeito e consideração aos autores da publicação original.