União Europeia vai investigar como Google e Facebook coletam dados

A União Europeia iniciou uma investigação sobre como Google e Facebook coletam dados dos usuários de seus serviços digitais, conforme a agência de notícias Reuters. As autoridades de competição da Comissão Europeia estão solicitando informações de diferentes empresas sobre as práticas das gigantes digitais.

A investigação sobre o Google abrange serviços locais de busca, de publicidade online, de login, navegadores de internet, entre outros. Já o site CNBC, dos Estados Unidos, informa que o inquérito procura entender como os dados são reunidos, processados, usados e monetizados, inclusive para fins de publicidade.

Não é primeira investigação do tipo iniciada pela União Europeia. Em julho a autoridade de competição do órgão abriu processo para averiguar como a Amazon utiliza os dados de empresas europeias em suas plataformas que atendem aos países do bloco europeu.

Nos Estados Unidos, o Google também passa por escrutínio das autoridades desde setembro, que buscam averiguar se há abuso no domínio de publicidade online e buscas. (Com agências internacionais)

FONTE: TeleSíntese
Mais uma vez, agradecemos aos autores originais desta publicação.