Site para pequenas empresas: 5 maneiras para se destacar

Em um mundo cada vez mais conectado, estar presente na web deixou de ser uma opção para se transformar em necessidade. O site para pequenas empresas é visto como uma alternativa para ganhar visibilidade e fazer sua marca se tornar conhecida.

Independentemente do segmento e porte do negócio, criar um site permite que os clientes encontrem os produtos e serviços com mais facilidade. Afinal, hoje, a maioria das pessoas pesquisa na internet antes de efetuar qualquer compra.

Se o seu objetivo é fazer com que o seu novo site se destaque, seja ele uma loja virtual ou página institucional, você precisa continuar lendo este artigo. Aqui daremos dicas que farão a diferença e que atrairão a atenção do Google. Boa leitura!

Neste conteúdo você verá

Qual a importância que o site tem para pequenas empresas?

  1. Acessível a qualquer hora
  2. Mais credibilidade para o negócio
  3. Competitividade no mercado
  4. Aumenta as conversões
  5. É uma alternativa à publicidade tradicional
  6. Permite a mensuração do desempenho

5 dicas para fazer o site de micro e pequenas empresas se destacar

  1. Tenha um bom site
  2. Dê atenção ao atendimento dos clientes
  3. Esteja presente na maioria das mídias sociais
  4. Apresente seus serviços de forma objetiva
  5. Aposte em bons conteúdos

Torne o seu site relevante!

Qual a importância do site para pequenas empresas?

São diversas as vantagens que o site oferece para pequenos negócios. As principais são:

Acessível a qualquer hora

Com a criação de sites, as empresas passam a ficar 24 horas disponíveis para os seus clientes. No caso da loja virtual, o consumidor ainda consegue efetuar a compra no momento que for mais apropriado – não necessitando esperar pelo horário comercial.

Mais credibilidade para o negócio

Um site para pequenas empresas também é sinônimo de credibilidade. Além de não ser encontrado pelos clientes, a ausência na web também pode passar a imagem de negócio amador e sem nome no mercado. Com a reputação negativa estabelecida, fica difícil realizar vendas.

Competitividade no mercado

O desenvolvimento de site não agrega somente valor ao negócio, mas também passa a impressão de grandeza e, portanto, de ser bem-sucedido. Logo, independentemente do porte, a empresa passa a ser competitiva.

Um ponto interessante em relação à internet é que, para ela, não importa o tamanho do negócio. Se o site for agradável e adotar as estratégias de SEO, ele pode ser bem ranqueado pelas ferramentas de busca e ser facilmente encontrado pelos usuários.

Aumenta as conversões

Quando o site proporciona uma boa experiência ao usuário, a tendência é que o negócio consiga converter visitantes em leads e, após, em clientes com mais facilidade.

E mais: quando o consumidor ficando satisfeito, costuma compartilhar suas opiniões nas redes sociais, levando ao famoso marketing boca a boca.

Por isto é tão importante um site para pequenas empresas que seja harmônico e, preferencialmente, responsivo – adaptando-se a qualquer dispositivo.

É uma alternativa à publicidade tradicional

O desenvolvimento de sites é considerado uma das principais estratégias de marketing. Além das técnicas de SEO, que ajudam a captar clientes através da busca orgânica, é possível realizar anúncios pagos através do Google Ads, por exemplo.

Nesse tipo de patrocínio, o anunciante paga somente por clique e não há um valor mínimo exigido para criar a campanha. Como os anúncios em veículos offline exigem um investimento maior, esse formato é visto como uma alternativa eficiente à publicidade tradicional.

Permite a mensuração do desempenho

Outro benefício do site para pequenas empresas é a possibilidade de monitorar, em tempo real, o seu desempenho. É possível ter acesso a dados como:

  • Quantas pessoas acessaram por dia;
  • Qual o tempo de permanência do site;
  • Taxa de conversão;
  • Qual a região mais acessada.

Para realizar esse controle, a principal ferramenta é o Google Analytics. Além de gratuita, é simples e fácil de utilizar.

Clique aqui e saiba como configurar o Google Analytics!

5 dicas para fazer o site de micro e pequenas empresas se destacar

1 – Tenha um site único e eficiente

Um site reflete a sua marca. Logo, se ela não causar uma primeira boa impressão, são pequenas as chances de o usuário retornar.

Uma dica importante para ter uma boa página é evitar utilizar layouts muito comuns, que farão a sua empresa parecer apenas mais uma. Busque modelos diferentes e dê o seu toque de exclusividade.

A velocidade de abertura também influencia na experiência do usuário. Não sobrecarregue a página inicial com muito texto e imagens e, principalmente, procure por uma hospedagem de sites que supra as suas necessidades de armazenamento e acesso.

Outra dica importante: o seu site deve ser responsivo, para que as informações sejam acessadas facilmente de qualquer dispositivo.

2 – Dê atenção ao atendimento dos clientes

O site para pequenas empresas deve tratar o atendimento ao cliente como prioridade. Para isso, as informações devem estar organizadas para serem facilmente visualizadas.

No caso de loja virtual, os botões devem ser dispostos de forma a tornar a compra intuitiva. Os produtos precisam ser encontrados rapidamente e o momento de realizar o pagamento não pode gerar dúvidas.

Além disso, é preciso ter campos de contato para o caso de dúvidas. Seja através de:

  • Chat online;
  • Link direto para WhatsApp business;
  • E-mail;
  • Demais telefones de contato.

3 – Esteja presente na maioria das mídias sociais

Outra alternativa para ganhar destaque é possuir perfis oficiais nas principais mídias sociais. Através desse canal, é possível compartilhar informações do site e incentivar o usuário a visitá-lo.

Se você tem uma loja virtual, por exemplo, você pode publicar imagens de produtos linkando para a compra online. Uma vez na página, o consumidor pode conferir outros itens e conhecer mais sobre a marca.

4 – Apresente seus serviços de forma objetiva

O cliente precisa acessar seu site e ver que tipo de produto ou serviço você vende logo na página inicial. Certifique-se que o conteúdo e as imagens deixam essa informação clara.

Lembre-se que as pessoas não têm tempo nem paciência para procurar informações que não são oferecidas facilmente. Portanto, dê a elas o que precisam para que tenham uma primeira boa impressão.

5 – Aposte em bons conteúdos

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia muito eficiente para atrair visitantes em um site para pequenas empresas. Isso ocorre porque os mecanismos de busca valorizam conteúdos bem escritos e de qualidade.

Criando textos relevantes você não somente vai destacar seu negócio no Google, mas também se tornar referência no assunto. Consequentemente, a empresa passa a ser lembrada, ganhando credibilidade.

Torne o seu site relevante!

Para ser lembrada, a empresa precisa ser vista. E é por isso que, cada vez mais, o site para pequenas empresas é visto como uma importante estratégia de marketing digital e vendas.

Colocando em prática os 5 tópicos apresentados nesse conteúdo, a empresa irá ganhar visibilidade e se tornar referência no assunto. Além disso, conseguirá ampliar o relacionamento com os clientes, elevando suas vendas.

Quer mais dicas para melhorar o desempenho do seu negócio? Veja como criar campanha de e-mail marketing e, desta forma, aproximar a sua marca ainda mais do consumidor!

Assine a nossa newsletter e fique sempre por dentro sobre o mundo da tecnologia!


FONTE: BLOG HOSTGATOR.com.br
(Meus agradecimentos a este website que proporciona sempre novidades!)