Sistemas Linux vão economizar energia com remoção do ASPM do Kernel

Sistemas Linux vão economizar energia com remoção do ASPM do KernelOs sistemas Linux economizarão mais energia, pois o kernel vai remover o ASPM desativado. O Active State Power Management (ASPM) é um aprimoramento do PCIe (Peripheral Component Interconnect Express) que economiza muita energia ao definir um dispositivo no estado inativo. O kernel  Linux também ativou o suporte ao ASPM para a interface PCI Express. Portanto, será possível economizar energia no Kernel Linux.
Agora parece que a remoção de algumas linhas de código que foram ignoradas nos últimos 12 anos pode trazer mais economia de energia para alguns sistemas Linux.

Sistemas Linux vão economizar energia com remoção do ASPM do Kernel

Kai-Heng Feng da Canonical relatou um erro para o ASPM L1 desativado no TI PCIe-to-PCI Bridge. Ao enviar o patch para o Linux, ele também afirmou que o ASPM desativado no dispositivo impede que o Intel SoC entre em um estado C do pacote mais profundo, como o PC8.
Isso leva a um alto consumo de energia. Portanto, o Linux precisa ativar o ASPM L1 no link ponte a ponte para economizar energia adicional.
Ele acrescenta ainda que o Windows ativou o ASPM L1 no dispositivo e em sua ponte upstream. Portanto, ele pode fazer com que o Intel SoC alcance PC8 ou PC10 para economizar muita energia. Por outro lado, o sistema Linux desabilita o ASPM se um componente downstream possuir uma função de ponte, ou seja, ponte PCIe para PCI/PCI-X.
Isso ocorre porque, em 2008, Shaohua Li submeteu um patch para adicionar o suporte ao PCI Express ASPM, apresentado no Linux Kernel 2.6.26. Mas, por alguma razão desconhecida, Li descartou o ASPM para a função de ponte PCI.
Sistemas Linux vão economizar energia com remoção do ASPM do Kernel
Portanto, Kai agora removeu completamente um código que desativa o ASPM para casos especiais; o novo patch está programado para a janela de mesclagem do Linux 5.8, que provavelmente será aberta no próximo mês.
Se você usar o módulo de ponte PCIe para PCI em seu sistema, poderá esperar um menor consumo de energia no Linux 5.8.
Fossbytes

FONTE: Blog SempreUpdate
(Excelente website de notícias! Recomendo!)