MCTIC lança câmara técnica e terá Plano Nacional de Cidades Inteligentes

Será lançada nesta quinta, dia 5, a Câmara para Cidades Inteligentes, uma das câmaras técnicas criadas a partir das prioridades definidas no Plano Nacional de IoT. Mas a criação de um colegiado para o debate de temas de Cidades Inteligentes vai além, e inaugura uma nova etapa nas políticas públicas setoriais. Os trabalhos serão coordenados pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pelo Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR).

Caberá à câmara o estabelecimento de diretrizes para políticas setoriais, definição de indicadores e formação de grupos temáticos. Uma das medidas detalhada pelo diretor de inclusão digital da secretaria de telecomunicações do MCTIC, Wilson Diniz, em evento organizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e SindiTelebrasil nesta terça, 3, é adotar uma metodologia de identificação do nível de maturidades dos diferentes municípios em relação a aplicações digitais, assim como a certificação das cidades em relação ao grau de “Cidade Inteligente”.

Estes indicadores, diz, serão essenciais para a execução de políticas públicas, inclusive para um Plano Nacional para Cidades Inteligentes e Sustentáveis que será elaborado. Estes indicadores também nortearão os chamamentos de seleção das cidades para políticas específicas

FONTE: TELETIME NEWS
(Excelente website de notícias! Recomendo!)