Como detectar e impedir bots nas redes sociais?

Como detectar e impedir bots nas redes sociais?
Neste artigo, vamos falar sobre um problema latente: bots nas redes sociais. Explicaremos como detectar, impedir e por que eles são perigosos.
As redes sociais são plataformas amplamente usadas pelos usuários da Internet atualmente. Os cibercriminosos sabem disso e muitas vezes colocam suas vistas ali para atacar. Eles procuram maneiras de enganar a vítima por esses meios.
Já sabemos que há uma ampla gama de possibilidades quando falamos de redes sociais. Alguns nos permitem compartilhar nossa opinião, outros enviam fotos ou vídeos e também entram em contato com outros usuários.

Redes sociais, alvo de hackers

Como detectar e impedir bots nas redes sociais?
Nos últimos tempos, as redes sociais se tornaram um lugar frequentado por hackers. Eles procuram maneiras de tirar proveito desses serviços para distribuir malware, ataques e outras ameaças que comprometam nossa privacidade e segurança.
É uma realidade que os ataques de phishing estão cada vez mais presentes. São ataques que procuram roubar nossas credenciais e senhas. Eles tradicionalmente chegaram por e-mail. No entanto, nos últimos anos, eles também estiveram presentes (e cada vez mais) nas redes sociais.
Eles também distribuem malware oculto em aplicativos ou complementos de terceiros nessas plataformas. Isso foi especialmente estendido quando falamos de dispositivos móveis. Eles são cada vez mais usados e oferecem muitas ferramentas, e devemos ter em mente que nem todos são legítimos.
Agora, além desses problemas que descrevemos, também devemos mencionar bots nas redes sociais. Eles são usados para fins muito diferentes, mas também podem representar uma ameaça muito importante à nossa segurança e privacidade.

O problema dos bots nas redes sociais


Temos que mencionar que existem diferentes tipos de bots nas redes sociais. Nem todos eles são prejudiciais à nossa segurança e privacidade. Por exemplo, um bot é o bate-papo típico que é aberto quando acessamos uma página e na qual ele nos oferece a possibilidade de enviar uma consulta. Mas também um bot se refere a um perfil falso que não tem outro objetivo senão roubar informações do usuário e distribuir links fraudulentos.
Os bots têm sua utilidade, logicamente. Às vezes, eles podem ser configurados para ajudar os usuários, enviar informações realmente relevantes ou automatizar determinadas tarefas. O problema é quando eles são usados para fins ruins, como é o caso de hackers. É aí que o verdadeiro problema começa e você precisa se cuidar.
Infelizmente, os bots nas redes sociais nos últimos tempos têm jogado de maneira errada. Eles se tornaram um problema real e isso pode afetar seriamente nossa privacidade e segurança. Estas ameaças podem ser projetados para espalhar Fake News, links fraudulentos, fingir ser uma pessoa para capturar seguidores e roubar suas informações, etc. Também podem ser um problema real para os usuários.
Tudo isso torna necessário saber como detectar bots nas redes sociais. Às vezes, podemos encontrar um usuário que nos adiciona e realmente não sabemos se ele é uma pessoa real ou se é uma tentativa de fraude. Vamos conversar sobre isso.

Como detectar bots nas redes sociais?

Como detectar e impedir bots nas redes sociais?Imagem: Reprodução / MakeUseOf
Os bots podem estar presentes em redes sociais muito populares, como Facebook, Twitter ou Instagram. Eles sempre tendem a fingir ser uma conta legítima para capturar a confiança dos usuários.
Lembre-se de que é cada vez mais difícil detectar se um perfil é realmente um bot ou não. Logicamente, eles aprimoram suas técnicas e tornam mais complicado descobrir. Eles usam algoritmos mais sofisticados.

Imagem única

Uma opção interessante para detectar bots nas redes sociais é ver as imagens dessa conta. Por exemplo, se você finge ser uma pessoa real no Facebook, é normal ter fotos suas. Não é lógico que você tenha apenas fotos de um determinado produto, por exemplo.
Também é muito comum que os bots tenham apenas uma fotografia. Essa imagem é usada como uma imagem de perfil e é isso.

Nome de usuário

Sem dúvida, o nome de usuário é mais que uma prova óbvia. É verdade que eles aperfeiçoaram as técnicas, mas é muito comum encontrar nomes de usuários que, por si só, já foram traídos.
Por exemplo, quando vemos um nome seguido por muitos números ou letras sem sentido. Além disso, quando o nome é composto apenas por caracteres especiais.

Informações e textos gerais da conta

Normalmente, usuários reais têm informações em suas contas. Eles mostram onde estudaram, o que fazem, hobbies… Também o modo como escrevem e interagem com outros usuários.
Nós podemos ver tudo isso. Se é um bot, pode ser que não tenha informações gerais e os textos que ele mostra sejam muito “robotizados” ou mesmo com traduções ruins.

Mensagens repetitivas

Se percebermos que há muitas mensagens repetitivas ou o mesmo tema, é mais do que provável que seja um perfil falso. Você pode simplesmente promover um determinado site ou produto. Inclusive adicione usuários para roubar informações.

Data da conta

Também podemos observar a data de criação dessa conta. Você se registrou há apenas alguns dias? Normalmente, os bots na Internet não duram muito. Novas contas podem ser criadas com frequência para obter mais sucesso.
Portanto, se percebermos que um perfil é suspeito e a data de criação é muito recente, pode ser uma tentativa de fraude.

Veja mensagens de outros usuários

Por fim, é muito interessante verificar as mensagens que outros usuários deixam em seu perfil. Por exemplo, detectar coisas como perguntas sobre quem ele é, o que ele sabe, etc. Isso pode indicar que basicamente o que você fez foi adicionar a um grande número de usuários sem realmente ser uma pessoa.
Via: RedesZone

FONTE: Blog SempreUpdate
Meu agradecimento pelas excelentes publicações!